Raimundo Lima
Presidente
Graduado em Comunicação Social com pós-graduação em Direito Eleitoral pela Universidade Federal da Bahia, Raimundo Lima tem um histórico profissional de empresário, jornalista, professor universitário, e, mais recentemente, cantor e compositor, com o nome artístico de Rallie.
Vive há 23 anos entre o Brasil e a África, onde exerce a Presidência da Associação dos Empresários Brasileiros em Angola (AEBRAN) e também é presidente da Câmara de Comércio Angola-Brasil (CCAB).
———
Nascido em novembro de 1956 em Feira de Santana – onde ganhou o título de comendador (recebeu da Câmara Municipal a comenda Maria Quitéria) -, mudou-se aos 18 anos para Salvador, a fim de ingressar na Universidade. Em 2014 recebeu o Título de Cidadão da Capital baiana, concedido pela unanimidade dos vereadores. Nas duas últimas décadas divide seu tempo entre as capitais da Bahia e de Angola (onde desenvolveu a maior parte dos seus negócios).
Antes de ir morar em Luanda, destacou-se como jornalista, em veículos da Bahia e do Rio de Janeiro. Foi presidente do Sindicato dos Jornalistas da Bahia em duas gestões, tendo sido eleito vice-presidente do Congresso Nacional dos Jornalistas “A comunicação na constituinte“, em 1986, em Brasília. Também foi escolhido pela revista “Isto é” como um dos notáveis da comissão julgadora do prêmio “Comunicador do século”.
<br>EMPRESÁRIO <br>
Presidente do Grupo Aldeia, com empresas nas áreas de educação, infraestrutura, desminagem e comunicação, Raimundo Lima foi eleito Presidente da Assembléia Geral da Associação dos Empresários Brasileiros em Angola (Aebran) em cinco mandatos consecutivos. Em 2023 foi eleito presidente da Direção Executiva da CCAB e da Aebran.
Tem se notabilizado pelas ações de integração dos povos do Brasil e de África, com seu trabalho sendo reconhecido inclusive através de prêmios nacionais e internacionais recebidos, por exemplo, em Nova Iorque, São Paulo e Luanda. É diretor de Relações Internacionais da AABA (Associação de Amizade Brasil-Angola).