Parcerias do Grupo Aldeia

parcerias01Yepocá Cia de Teatro

Parceria para gerar conhecimento

O grupo Aldeia e a Yepocá Cia de Teatro compartilham projetos, dividem experiências e se envolvem na formação dos integrantes dos grupos. O aperfeiçoamento do fazer teatral é uma busca constante dos grupos que participam de cursos e oficinas ministrados por profissionais de diversas áreas da cultura para a formação de atores.

OLYMPUS DIGITAL CAMERACaravana Poética

Colaboração no acesso à cultura

Há mais de 10 anos o grupo Aldeia participa do Projeto Caravana Poética, um projeto transdisciplinar que envolve várias faces da interpretação e da poesia com a preocupação de atender ao maior número de pessoas. Idealizado e coordenado pela cantora mineira Ana Cristina, o público tem a oportunidade de assistir as apresentações musicais, oficinas literárias, varais de poesia e diversas outras atividades culturais gratuitas.

parcerias03Série de TV “Draculinha, o Vampirinho”

Participação em produção infantil

Supervisão de manipulação dos bonecos, assistência de direção de arte, cenografia, figurinos, criação, manipulação e manutenção de bonecos foram as atividades desenvolvidas pelo grupo Aldeia para a série de TV “Draculinha, o Vampirinho”, dirigida por Silvino Fernandes.  A série apresenta 26 episódios  com 25 minutos cada e co-produção das produtoras Abra-Te-Césamo (Produtora Portuguesa) e Alterosa Cine-Vídeo (Belo Horizonte – Brasil).

parcerias04

Livro “Histórias para fazer pensar”

Transformação das palavras em som

A criação de vozes para os personagens, direção vocal, adaptação do texto para áudio e elaboração do encarte “Como fazer um Teatrinho de Sombras” foi a contribuição que o grupo Aldeia forneceu a obra “Histórias para fazer pensar”, de autoria de Yêda Galvão e ilustração de Ana Raquel. O livro é uma coletânea com 10 histórias infantis, acompanhado por um CD com a obra narrada e contém uma música tema para cada personagem, compostas por Ladston Nascimento. Possui dois encartes: um pedagógico, voltado para os pais e professores. e outro para ensinar a fazer teatrinhos de sombras.

parcerias05

Era uma vez, corpo e expressão

Dos livros para o teatro

O grupo Aldeia foi responsável pela adaptação dos textos da coleção infantil “Cuidando do corpo”, do projeto “Era uma vez, corpo e expressão”, para a linguagem cênica. Além disso,  criou e confeccionou os bonecos e cenários para o projeto e realizou a direção do espetáculo. O projeto possui um programa que tem como base a arte-educação e contempla linguagens artísticas que interagem com as explorações temáticas dos livros “Cuidando do corpo”, disponibilizados às escolas públicas participantes dos projetos

lateral_especialDesenvolvimento de talentos com teatro de bonecos

“Boneco Especial” é um trabalho que apresenta o Teatro de Bonecos como ferramenta de estudo e pesquisa sobre a diversidade, com foco em  pessoas portadoras de necessidades especiais.

Criado em 2007, pelo grupo Família Silva Teatro de Bonecos, o projeto atua em Belo Horizonte, Contagem, em núcleos instalados em seis instituições organizadas em rede e conta com a parceria do grupo Aldeia Teatro de Bonecos. O projeto trabalha a formação de pessoas portadoras de necessidades especiais para o teatro de bonecos e a criação de metodologias de ensino para alunos com dificuldade de aprendizagem.