Lendas e tradições populares? Descubra quem faz elas sobreviverem nos dias de hoje!

Quem somos

Criado em 1998, em Belo Horizonte, o grupo Aldeia Teatro de Bonecos tem o objetivo de resgatar a magia das tradições populares e lendas, principalmente as indígenas.

Composto por artistas de diversas formações que trabalham com pesquisa e experimentação do Teatro de Animação, o grupo apresenta em sua trajetória profissional participações relevantes no cenário cultural brasileiro. “Yepá, Avó do Mundo”, primeiro espetáculo do grupo retrata a Lenda Indígena Tupi- Guarani por meio da magia dos bonecos e sombras. Nessa mesma época, o grupo marcou presença no I Festival Internacional de Teatro de Bonecos de Belo Horizonte.

O grupo já participou de diversos projetos importantes da área de educação, estimulando a paixão das crianças pelos livros. Dentre eles destaca-se “Laços e Lendas” que consistiu na jornada do grupo rumo a região das Terras Altas da Serra da Mantiqueira para distribuir livros para escolas e bibliotecas da região e apresentar a história “A Serra que Chora”, uma adaptação da lenda do local.

Em 2004/2005, a criatividade do grupo ultrapassou os palcos e chegou as telinhas por meio da presença deles na supervisão criação, manutenção de  bonecos, assistência de direção de arte, cenografia e figurinos da série infantil “Draculinha, o Vampirinho”, co-produzida pela produtora portuguesa Abre-Te-Césamo e Alterosa Cine.

Indicado para diversos prêmios na área de artes cênicas conquistou o segundo lugar na mostra competitiva do Festival Internacional de Teatro de Angra dos Reis, em 2008 e atualmente apresenta seu repertório artístico por meio de espetáculos, oficinas, CDs e livros destinados ao público de todas as idades.

“O prazer é a mais nobre função da atividade teatral.”

– Bertolt Bretch –

Equipe
 Suzana Louzada

Suzana Louzada

Atriz, Locutora e Contadora de Histórias

Débora Mazochi

Débora Mazochi

Atriz, Locutora e Contadora de Histórias

Anita Fernandes

Anita Fernandes

Atriz, Locutora e Contadora de Histórias

Release dos espetáculos